A entidade

A Associação Casa do Amigo, entidade civil sem fins lucrativos, foi fundada em 1º de setembro de 1997, por um grupo de conhecidos que desejava oferecer à comunidade de Cachoeira Paulista um projeto que atendesse ás famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e não tinham com quem deixar seus filhos durante a jornada de trabalho fora do horário escolar. Atende diária e gratuitamente, através do Projeto Criança Futuro, cerca de 50 crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 14 anos, das 13:00 às 17:00 horas, provenientes de famílias de baixa renda, oferecendo atividades sócias educativas, recreativas, esportivas e ocupacionais, incentivo profissional através de palestras, cursos e treinamento, visando o desenvolvimento integral dos mesmos, sempre respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069 de 13/07/90). Conta com espaço físico suficiente para o atendimento de aproximadamente 80 crianças/adolescentes.

Atualmente utiliza uma residência cedida pela Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista por tempo indeterminado, para o desenvolvimento das atividades de artesanato, música, teatro, esportes, informática, lazer, recreação, artesanato e horticultura. Também realiza reuniões socioeducativas com as famílias; acompanhamento psicológico individual e em grupo e orientação da família.

Tem como objetivos: resgatar a autoestima e o espírito de cidadania, através de atividades que proporcionem a descoberta do potencial de cada um e do grupo; melhorar o processo de aprendizagem; criar recursos internos para a elaboração e enfrentamento das dificuldades sociais e familiares vivenciadas pelas crianças, adolescentes e família; ampliar habilidades pessoais; desenvolver a criatividade e o espírito de liderança e o desenvolvimento de atividades de recreação, cultura, esporte.

Foi declarada como Utilidade Pública: Municipal pela Lei nº 1.237/00 de 31/05/2000, Estadual pela Lei nº 11.236 de 30/07/2002 e Federal pela Portaria do Ministério da Justiça nº 1.069 de 10/09/2002. Está inscrita nos Órgãos: Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Nacional de Assistência Social, entre outros.

A Associação Casa do Amigo, embora conte com o auxílio da Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista, do comércio local, dos associados contribuintes e com o reconhecimento da sociedade, tem muitas limitações devido aos poucos recursos financeiros que dispõe. Por isso procura em todas as esferas parcerias para execução de seu Programa de Trabalho e a cada projeto o aprimoramento do mesmo.

As crianças atendidas na entidade vêm principalmente dos bairros com baixo nível de qualidade de vida, são filhos de trabalhadoras domésticas, vendedores autônomos, dentre outras. A renda familiar dos nossos alunos está compreendida entre um e dois salários mínimos. São crianças e adolescentes de famílias de baixo poder aquisitivo em situação de risco social e pessoal. A grande maioria vem de famílias com problemas disfuncionais, ou seja, afetadas pelo alcoolismo, entorpecentes e outros vícios parentais. Essas questões apontadas acabam por gerar problemas comportamentais, como agressividade, indisciplina, dificuldade de aprendizagem, baixa autoestima, fragilidade, referencial entre outros.