O atendimento
Atendimento inicial de 30 (trinta) crianças e adolescente incluídos do transtorno do espectro autista, entre 03 e 14 anos, frequentes em escolas, bem como seus familiares e cuidadores.
Visando:
Promover o desenvolvimento global da criança, incluindo o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional.
– Melhorar a qualidade de vida da criança e de sua família.
– Integrar a criança na sociedade, garantindo seu acesso à educação, saúde, lazer e trabalho.
Algumas metas específicas incluem:
– Melhorar a comunicação e interação social da criança.
– Reduzir os comportamentos desafiadores.
– Aumentar a autonomia e independência da criança.
– Promover o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais.
Para alcançar essas metas, é necessário um atendimento multidisciplinar, que envolva profissionais de diferentes áreas, como:
– Professores, terapeutas ocupacionais, terapeutas físicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas., psicólogos, terapeutas ocupacionais.
O atendimento deverá ser individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada criança. É importante que a família seja envolvida no processo, para que possa apoiar a criança em casa.
– Intervenções comportamentais: para reduzir comportamentos desafiadores e promover comportamentos adaptativos.
– Terapia de comunicação: para melhorar a comunicação verbal e não verbal da criança.
– Terapia ocupacional: para promover o desenvolvimento de habilidades motoras e de coordenação.
– Fonoaudiologia: para promover o desenvolvimento da linguagem e da fala.
– Psicoterapia: para promover o desenvolvimento emocional e social da criança e cuidadores
É importante ressaltar que o atendimento de crianças autistas é um processo contínuo, que deve ser adaptado à medida que a criança cresce e se desenvolve.
Resultados esperados
Viabilizar o desenvolvimento do indivíduo incluído no Transtorno do Espectro do Autismo, no que diz respeito às suas habilidades pessoais, subjetivas, cognitivas e sociais, e aperfeiçoar a sua relação com o mundo.